quarta-feira, outubro 06, 2010

Conservas


Gosto muito de salada, mas as cozidas dão um pouco de trabalho pra fazer todos os dias. Então aprendi a fazer conservas, assim tenho salada prontinha sempre que eu quero. Rápido e prático.
É simples de fazer. Só tem que ter alguns cuidados. Como a prepração dos vidros, principalmente se for reutilizados.

Primeiro lava-se bem os vidros e tampas. Dentro de uma panela grande coloque um pano de prato no fundo, coloque também os vidros deitados e cubra com água. Leve ao fogo e deixe ferver por 15 min. Desligue o fogo e deixe esfriar. Retire os vidros de dentro da panela e coloque sobre um pano limpo de boca para baixo até a hora de usá-los.
Cozinhe o legume e corte na forma que desejar, reserve.
Num recipiente misture uma parte de vinagre para duas partes de água e tempere com sal a gosto. No vidro coloque o legume picado, cebola picada, folha de louro opcional e complete com a misture de água e vinagre. Deixando dois dedos da borda por causa do vácuo. Tampe bem os vidros.
No fundo de uma panela grande coloque um pano de prato e água até a metade, depois coloque os vidros em pé leve ao fogo e deixe ferver por 15 min. Desligue o fogo e deixe esfriar. Verifique se está bem fechado. Depois é só guardar. Espere uma semana e verifique se não fermentou. Isso pode acontecer se os vidros não forem bem fechados e entrar ar.
Pode ser feito também para ovos de codorna é mais barato do que comprar pronto.
Até a próxima.

Um comentário: